top of page

10 ANOS DE EDIÇÕES


Imagine objetos que não se decidem entre ser um livro ou ser uma pintura; ou até escultura ou algo do tipo. Imagine objetos que são únicos, que não podem ser reproduzidos, que foram feitos à mão e exibem uma vontade louca de saltar para as paredes e serem quadros. Que querem se exibir aos olhos como obras de arte e, ao mesmo tempo, querem ser manuseados como livros.


Assim são os objetos da Urucum: híbridos de livros com qualquer coisa - livro-gaveta, livro-janela, livro-objeto - cada um deles parece reinventar o que vem a ser... um livro.


Criada em 2014 no Brasil, sob o selo UQ! Editions, com Leonel Kaz, idealizamos e produzimos artesanalmente mais de uma dezena de projetos importantes artistas brasileiros como Frans Krajcberg, Luiz Zerbini, Antonio Dias e Ferreira Gullar. Trabalhamos em estreita parceria com artistas e artesãos e o que produzimos foi fruto de muitas conversas e colaboração criativa.


Cada projeto editorial é um abismo; cada edição é inteiramente diferente da outra. Dizer que seriam livros artesanais não daria conta do que são. Cada um foi sendo concebido à medida que era feito. Num diálogo com diferentes artistas, adaptamos as artes gráficas dos livros para a poética singular de cada criador.

Em 2017, a editora se estabeleceu em Portugal com a edição de um livro com grandes pinturas originais  sobre papel de bambu de Pedro Cabrita Reis. A partir daí nasceu a Urucum em Portugal, agora com obras únicas de artistas de diversas nacionalidades como José Eduardo Agualusa, Marco Tirelli, Joana Vasconcelos e mais recentemente, Claude Viallat.

Estes livros foram desde então expostos em diferentes galerias, feiras e instituições de arte em países tais como Espanha, França, Inglaterra, Itália e Moçambique.​

Urucum. Fruto vermelho nativo da América tropical, utilizado na pintura corporal, na culinária e na medicina. Na língua mebêngôkre dos índios Kayapó, urucum indica uma planta sagrada, chamadapykoré, com forte simbolismo em relação à fartura. De acordo com o jovem Mopa Kayapó, da aldeia A'ukre, ao começar um roçado ou na instalação de uma aldeia procura-se um urucum, pois dele fluirá energia positiva.

A EQUIPA

Lucia Bertazzo, é doutoranda em Museologia, com bolsa da Cátedra Unesco - Educação, Cidadania e Diversidade Cultural na Universidade Lusófona de Lisboa. Possui graduação em Design e mestrado em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Trabalhou, entre 2005 e 2010, com produção

no ateliê do artista Siron Franco. Em 2014, no Rio de Janeiro, inaugurou UQ! Editions com Leonel Kaz. Ao mudar-se para Lisboa, em 2017, trouxe a editora e em terras Portuguesas a transformou em Urucum. Lucia também desenvolve projetos de curadoria, montagem de exposições e edições.

Olivia Portellada, é mestre em Arquitetura formada pela Universidade de Lisboa, Em sua trajetória, além da Arquitetura já trabalhou com fotografia, design e produção cultural. Hoje é a responsável pela produção na Urucum.

PARCEIROS

Inês Coimbra, Leonel Kaz, Sula Danowiski, Cláudia Ahimsa, Fernando Ferreira, Eudóxia Bertazzo, Giuseppe Bertazzo, José Falcão, Estúdio Bulhufas, Bookbinding Design, Júlia Leite, Inovacril, Ana Bertazzo, Elisabete Pereira, Heloisa Vivanco, Flávio Aquilina, Rui Carvalho, Teresa Apolônia, Antonio Costa, Jaime Acioli.

Translations Catalogue & Website:

Flavia Couto (English) / Danielle Schramm (French)

Translations Books:

Agualusa - Daniel Hahn (English) / Gociante Patissa (Umbundu) / Danielle Schramm (French) / Teresa Arijon (Spanish)

Augusto dos Anjos & Marco Tirelli -  Leland Guyer (English) 

Photos and Videos - Bruno Veiga and Francisco Baccaro

COLEÇÕES PÚBLICAS:

Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, ES

Fundação Calouste Gulbenkian, PT

The Getty Museum, EUA

The Metropolitan Museum of Art, EUA

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Coleção Gilberto Chateaubriand), BR

Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Coleção João Sattamini), BR

Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América, EUA

Biblioteca da Universidade de Indiana, EU

Biblioteca da Universidade de Stanford, EUA

Link para o texto de Cláudia Ahimsa:

bottom of page